quarta-feira, 26 de março de 2014

Case de sucesso: Liess, uma empresa com um grande projeto


Na sessão cases de sucesso, esta semana contaremos a nossa história ao lado da Liess. Ao se tornar 100% nacional, a empresa passou a precisar de marketing e comunicação por conta própria. E foi aí que nós entramos! Confiram:


Liess, uma empresa com um grande projeto

O cliente:
Há mais de 67 anos a Liess desenvolve projetos exclusivos para atender às mais diversas necessidades da indústria de bebidas, ocupando um importante espaço nesse mercado. Com ampla variedade de produtos e avançados recursos tecnológicos, a Liess garante soluções personalizadas, atendendo com excelência às exigências de cada cliente. Assim, a trajetória da empresa é marcada pela sua capacidade de acompanhar as mudanças e adaptar seus serviços às demandas do mercado.

O problema:
A Liess preparou-se para um grande desafio: aos 66 anos de existência, assumir um novo posicionamento como uma empresa 100% brasileira. Durante muitos anos a empresa teve um sócio alemão com presença internacional. Com a compra da parte estrangeira, a empresa se colocou no desafio de desenvolver marketing e comunicação por conta própria.

A solução: 
Inicialmente, a Veraz Comunicação desenvolveu uma análise do ambiente externo, detectando cinco pontos norteadores:
- O mercado industrial em constante mudança e com concorrência acirrada;
- Os clientes cada vez mais exigentes;
- As empresas procurando alternativas na conquista e fidelização de novos clientes e mercados;
- A qualidade dos produtos, por si só, não é o suficiente para atingir mercados potenciais;
- O valor da marca tem se tornado um ponto-chave para a diferenciação.

A partir do resultado da análise, o corpo diretivo da Liess recebeu o diagnóstico, ancorado em três grandes necessidades:
- A implantação de uma estratégia de comunicação;
- O reposicionamento da marca da melhor forma na mente do cliente;
- O desenvolvimento de um novo posicionamento e criação de um plano de comunicação.

A estratégia desenvolvida visou promover o reposicionamento e o fortalecimento da marca Liess, buscando ampliar a atuação no mercado interno e iniciar uma expansão para o mercado latino-americano. Nas ações de reposicionamento, a Veraz realizou estudos para atualização do logo para comunicar os atributos da marca - idoneidade, responsabilidade e seriedade - de uma nova forma, também reformulando a comunicação visual. Nos processos de implantação das ações norteadoras foram realizados:
- Redesign do logo, onde optou-se pela inclusão de um ícone ao lettering LIESS e pelo uso da cor prata, remetendo à matéria-prima utilizada pela empresa - o aço -, além da tradicional cor azul;
- Criação do novo Manual de Identidade Visual;
- Reformulação da tática de presença digital, incluindo a reformulação do site institucional em três idiomas (português, espanhol e inglês);
- Investimento em anúncios e matérias em publicações técnicas direcionadas ao setor.

A agência desenvolveu a estratégia de comunicação da Liess para o mercado nacional e internacional. O trabalho abrangeu a comunicação digital, a presença em feiras e o reposicionamento diante dos públicos de interesse.


Hoje, a Liess 100% brasileira é claramente reconhecida pelos atuais e potenciais clientes como uma empresa que, há mais de 67 anos, desenvolve projetos exclusivos para atender a diversas necessidades da indústria de bebidas, ocupando um importante espaço nesse mercado. E que, com uma ampla variedade de produtos e avançados recursos tecnológicos, garante soluções personalizadas e atende com excelência às exigências do mercado. À sólida trajetória da empresa somou-se a percepção – pelo público de interesse – de que a Liess também é marcada pela sua capacidade de acompanhar as mudanças e adaptar seus serviços às demandas do mercado.