quinta-feira, 21 de maio de 2015

Facebook lança Instant Articles, mas só para iPhones


Após meses de negociação discreta com alguns veículos de comunicação, o Facebook lançou, na última quarta-feira (20), o Instant Articles. A ferramenta hospeda conteúdo diretamente na rede social, tornando dispensável que o internauta acesse o site do veículo que produziu a reportagem. Mais uma vez, o Facebook reforça seus poderes sob a distribuição de conteúdo online.
A ferramenta garante acelerar o carregamento da matéria e de seus conteúdos multimídia, diminuindo os dados gastos ao acessar a rede pelo celular. De acordo com o gestor do produto, Michael Reckhow, os Instant Articles são abertos 10 vezes mais rápido que artigos hospedados em navegadores web.
Para tentar compensar a provável diminuição de acesso aos sites jornalísticos, a funcionalidade prevê que haja publicidade paga nos artigos, que teria suas receitas divididas entre a rede e as empresas de comunicação. O presidente e diretor executivo do The New York Times, Mark Thompson, revela que o jornal decidiu aderir à ferramenta para “explorar formas de aumentar o número de usuários de Facebook que têm contato com o Times, além de melhorar a experiência dos usuários de jornalismo”.
O Instant Articles promete, também, aumentar a interatividade na leitura. O desenvolvedor explica que, com a novidade, os órgãos de comunicação podem divulgar seus conteúdos de diferentes formas. Ao leitor, cabe dar zoom, explorar fotos de alta resolução, consultar mapas, assistir a vídeos que se reproduzem automaticamente e, claro, curtir e comentar.

Além do periódico norte-americano, o Instant Articles está sendo testado por grandes nomes: The New York Times, National Geographic, BuzzFeed, NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild. Por ora, a funcionalidade só está disponível para a versão mais recente do aplicativo do Facebook para iPhone. Veja o vídeo demonstrativo: