sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Gigantes de TI se unem para criar padrão para streaming de vídeos



Google, Cisco, Microsoft, Amazon, Intel, Netflix e Mozilla. O que poderia ser uma lista aleatória de gigantes da tecnologia pode fazer com que grandes emissoras de televisão percam o sono.

Alliance for Open Media é o nome do projeto que prevê o desenvolvimento de um codec em código aberto e livres de royalties. O objetivo é criar um padrão capaz de transmitir filmes e transmissões ao vivo em alta definição, mesmo em conexões ou em aparelhos mais lentos.

Com o crescimento do mercado de vídeo online, o empreendimento surge como uma tentativa de livrar as empresas parceiras do pagamento de royalties para a MPEG LA, que licencia formatos de vídeo como o H.264 e H.265, amplamente utilizados. Até então, alguns desses gigantes digitais vinham trabalhando nas suas própria tecnologias: a Google no VP9 e VP10, a Cisco no Thor e a Mozilla no Daala. As ferramentas já desenvolvidas serão combinadas na Alliance for Open Media.

Como é livre de royalties, qualquer um poderá usar o formato em seus próprios softwares. Há técnicos que também consideram a iniciativa um empurrão da indústria para acabar com o Flash, que, além dos problemas de segurança, já sofre restrições em navegadores como Firefox e Chrome.

Vale ressaltar que uma importante empresa de distribuição de conteúdo não ingressou (pelo menos nessa primeira fase) na empreitada: Apple. Outra ausência que se destaca é a do Facebook, que tem ampliado o foco do conteúdo em vídeo nos últimos meses.