quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

VERAZ FAZ 24 ANOS E SEGUE EM FRENTE!


 PORQUE A VERAZ É UMA AGÊNCIA COM UM GRANDE FUTURO 


Estamos chegando ao final de mais um ano. A esta altura, a Veraz já completou 24 anos de funcionamento ininterrupto. Passamos por diversos momentos, conjunturas políticas e econômicas, mas sempre soubemos garantir, em meio às tempestades, a continuidade do nosso projeto. Já dá prá dizer inclusive que sobreviveremos à pandemia, espero que sem grandes percalços nem perdas. 


A pandemia trouxe uma experiência nova, que praticamos com radicalidade. Estamos desde o dia 16 de março atendendo online nossos clientes. Tivemos muito poucas reuniões presenciais neste período. Fizemos até uma campanha sindical no Pará (e fomos vitoriosos), sem nunca termos ido lá fisicamente. Nós aprendemos e o mercado aprendeu com a pandemia. E isto abre para nós um leque de possibilidades no país que antes parecia inatingível. 


O FUTURO


Estou convencido de que a Veraz é uma agência que tem um grande futuro pela frente. Já somos e podemos nos tornar uma referência ainda maior no próximo período. Porque o próximo período precisa de iniciativas como a Veraz. 


A Veraz na sua origem era um projeto visto com desconfiança inclusive pelos meus amigos. Achavam que estava destinado ao fracasso. Imaginem: um fundador do PT criando uma empresa de propaganda e marketing… Não podia dar certo. Já o “mercado” nos olhava com hostilidade, nos via como uma operação política. Além de tudo isso, eu não tinha nenhuma experiência empresarial e menos ainda na publicidade. Eu era um jornalista principiante lutando pela sobrevivência, que tinha ficado oito anos fora do mercado, quando fundei a Veraz.


Quando resolvi fundar a Veraz eu tinha pouca informação do mercado publicitário. O projeto original da Veraz não era ser uma agência de propaganda, publicidade, comunicação e marketing como é hoje. A ideia era construir uma empresa editorial e de consultoria: Veraz Comunicações Editores e Consultores Ltda foi o nome original. 


De lá pra cá o mercado mudou profundamente. O mundo mudou. A Veraz também. Aliás, são muito poucas as empresas capazes de acompanhar as mudanças do seu tempo o tempo todo. Felizmente, esse é o caso da Veraz. Temos nos reinventado ano a ano. O tempo todo. 


O CENÁRIO ATUAL


Há 24 anos, ninguém imaginava o mundo como ele é hoje. Ninguém. Em nenhum aspecto. Mas algumas iniciativas fugiam do “normal” e mostravam vigor. No início da Veraz, quando me convenci que o futuro da agência estava na propaganda e não no terreno editorial, conheci o CENP e entendi o seu enorme potencial. 


O Rio Grande do Sul hoje tem cerca de 800 agências registradas na Junta Comercial do Estado. O CENP já teve mais de 200 agências gaúchas com certificado de qualidade fornecido pelo órgão. Hoje, apenas 57 são certificadas, e destas as maiores estão nos grupos 03, 04 e 05 do CENP. Pela minha percepção, as grandes do RS hoje seriam 10 agências. As médias estão nos grupos 06 e 07, um total também de 10 agências. As pequenas estão no grupo 08, um total de 37. (Ver a evolução dos últimos meses no rodapé). 


A Veraz está hoje no grupo 07 do CENP. Até ano passado estávamos no grupo 05, mas o CENP mudou os critérios de classificação. Com a mudança, praticamente todas as agências foram para grupos abaixo do que estavam antes. Agora, por exemplo, não temos mais nenhuma agência nos grupos 01 e 02 no RS. E antes, quando os critérios eram mais abrangentes, tínhamos. 


Se formos olhar o cenário global, os grupos 01 e 02 do CENP  reúnem as agências multinacionais que detêm as grandes contas que atuam no mercado nacional. 


Estarmos no grupo 07 significa que estamos entre as 20 maiores agências do Rio Grande do Sul. Possivelmente em torno do 15º lugar. 


Na nossa re-certificação recente, por pouco não nos classificamos no grupo 06. É que 2018 foi um ano particularmente ruim em termos de mídia - principal critério agora na classificação do CENP. Para subirmos no ranking é só retomarmos um volume de investimento em mídia que já tivemos há alguns anos. Não precisamos nem crescer. 


As 57 agências certificadas tem um enorme mercado para atender. A publicidade e a propaganda são cada vez mais necessárias no setor público, nos  sindicatos, nos Conselhos etc. E a legislação brasileira obriga que os entes públicos façam sua publicidade por meio de uma agência. São 58 agências certificadas para atender quase 500 municípios, mais de 40 Conselhos, dezenas de sindicatos… Isso só no Rio Grande do Sul.  E também um setor privado que precisa cada vez mais fazer a sua comunicação funcionar. 



O MERCADO PRECISA DE NÓS 


Quando chove, pare de vender guloseimas e vá vender guarda-chuvas. Este é um conselho clássico de marketing que praticamente todos adotam. A Veraz ficou durante muitos anos vendendo guloseimas enquanto a concorrência ganhava dinheiro vendendo guarda-chuvas. Quase sempre andamos na contramão das tendências. Mas hoje, quando as marcas precisam de proteção e ampliação, quando elas precisam dos vendedores de guloseimas, os especialistas somos nós. 


Os resultados que obtivemos junto de nossos clientes ao longo deste ano comprovam isso. Realizamos campanhas importantes e atingimos as metas estabelecidas. Fazer a comunicação de nossos clientes funcionar. É isso que vai nos fazer uma grande agência nos próximos anos. 


Vamos em frente!


-----------------------------------------------------------------


Quadro evolutivo da Certificação de Qualidade pelo CENP no RS


RS         g3 - 1        g4- 6     g5 - 4    g6 - 2     g7 - 8     g8 -  38      total 59   outubro 2020


RS g3 - 1   g4- 5     g5 - 5    g6 - 2     g7 - 7     g8 -  38     total 58   novembro 2020


RS g3 - 1   g4 -4     g5 - 5    g6 - 2     g7 - 8     g8 -  37     total 57   dezembro 2020