terça-feira, 11 de março de 2014

Case de sucesso: Sapucaia Cidade Limpa

Nesta semana iniciamos uma nova atividade no blog, com a publicação de cases de sucesso feitos para nossos clientes. Hoje é a vez da Prefeitura de Sapucaia do Sul, com uma campanha que incentivou a separação do lixo. 

Confiram!





Sapucaia Cidade Limpa | Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul


O cliente
A atual administração da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul está na sua segunda gestão e realiza um trabalho que dá segmento às diversas ações desenvolvidas desde 2008. Sapucaia é uma cidade que prima por envolver os cidadãos no desenvolvimento da cidade. O slogan “Construindo juntos a cidade que queremos” traduz a relevância que a participação popular tem para a atual gestão.


O problema
A cidade enfrentava problemas com o lixo. Os resíduos geraram aumento das enchentes, poluição e boeiros entupidos, além de atrapalhar o trânsito e provocar acidentes. A administração municipal precisava envolver a população para obter o engajamento necessário para resolver o problema que desencadeava diversas outras consequências.


A solução
Uma análise do panorama da cidade demonstrou a necessidade de criar uma estratégia com a proposta de envolver a população para convencer da importância de não sujar as ruas. A Veraz criou a campanha Sapucaia Cidade Limpa, incentivando a prática da separação do lixo para viabilizar a coleta seletiva e o descarte adequado de resíduos provenientes de construção em duas etapas. 

A primeira etapa apresentou motivos para que as pessoas não jogassem lixo nas ruas, relacionado as consequências dos resíduos indevidamente acondicionados, retratando quais outros investimentos poderiam ser feitos com a verba destinada a solucionar os problemas que o lixo gera. A segunda fase da campanha informou a população a respeito da multa que seria aplicada no caso de não cumprimento da lei que regulamenta o depósito indevido de resíduos de construção.

Sapucaia Cidade Limpa teve 86% de aprovação dos sapucaienses e trouxe resultados percebidos pelos próprios moradores. A campanha exerceu forte influência na conscientização dos moradores da cidade, reduzindo o lixo nas ruas e contribuindo com as ações da administração municipal.