Após
meses de negociação discreta com alguns veículos de comunicação,
o Facebook lançou, na última quarta-feira (20), o Instant
Articles. A ferramenta hospeda conteúdo diretamente na rede
social, tornando dispensável que o internauta acesse o site do
veículo que produziu a reportagem. Mais uma vez, o Facebook reforça
seus poderes sob a distribuição de conteúdo online.
A
ferramenta garante acelerar o carregamento da matéria e de seus
conteúdos multimídia, diminuindo os dados gastos ao acessar a rede
pelo celular. De acordo com o gestor do produto, Michael Reckhow, os
Instant Articles são abertos 10 vezes mais rápido que artigos
hospedados em navegadores web.
Para
tentar compensar a provável diminuição de acesso aos sites
jornalísticos, a funcionalidade prevê que haja publicidade paga nos
artigos, que teria suas receitas divididas entre a rede e as empresas
de comunicação. O presidente e diretor executivo do The New York
Times, Mark Thompson, revela que o jornal decidiu aderir à
ferramenta para “explorar formas de aumentar o número de usuários
de Facebook que têm contato com o Times,
além de melhorar a experiência dos usuários de jornalismo”.
O
Instant Articles promete,
também, aumentar a interatividade na leitura. O desenvolvedor
explica que, com a novidade, os órgãos de comunicação podem
divulgar seus conteúdos de diferentes formas. Ao leitor, cabe dar
zoom, explorar fotos de alta resolução, consultar mapas, assistir a
vídeos que se reproduzem automaticamente e, claro, curtir e
comentar.
Além
do periódico norte-americano, o Instant Articles está sendo testado
por grandes nomes: The New York Times, National Geographic, BuzzFeed,
NBC, The Atlantic, The Guardian, BBC News, Spiegel e Bild. Por
ora, a funcionalidade só está disponível para a versão mais
recente do aplicativo do Facebook para iPhone. Veja o vídeo
demonstrativo: