Os sites agora precisam
ser Mobile Friendly. Ou seja, se não rodarem direito no celular,
adeus comunicação.
No Brasil, já são
maioria os que acessam a internet através de dispositivos móveis.
Conforme a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, 73% dos que usam a
internet o fazem através do celular (66%) ou tablet (7%). E os que
acessam através de computador são 71% (a soma é maior que 100 por
que muitos utilizam mais de uma plataforma).
As consequências
destes dados são muito importantes para quem trabalha com
comunicação digital. Até o ano passado, era fundamental ter um
site responsivo, que se adaptasse a qualquer tipo de tela. Neste ano
de 2015, isso já não é suficiente. O site precisa ser “amigo do
celular”, ou seja, precisa ser criado pensando a navegação móbile
em primeiro lugar.
Os princípios do
design de um site feito para tela do computador e para o celular são
completamente diferentes. A começar pela tela de abertura. Quem
está navegando no celular em geral está sem tempo, precisa
encontrar rapidamente o que está procurando. Isso exige garantir que
os comandos de ação estejam na frente e no centro da tela, que os
menus sejam rápidos e rasteiros e que sempre seja muito fácil
voltar à página inicial. Quase sempre, o importante é garantir que
o navegante móbile consiga encontrar o que quer. Isso significa, por
exemplo, que se deve evitar empurrar uma promoção para a frente da
tela.
Esses cuidados com o
design são necessários ao longo de toda a criação do site. Não
basta ter uma página de entrada boa e a pesquisa conduzir a
resultados pouco relevantes ou os formulários exigirem um teclado
de computador para serem preenchidos.
Do ponto de vista do
desenvolvimento de uma plataforma de comunicação digital, a mudança
é completa. Se antes o web designer começava a criar o site olhando
para uma tela vazia de computador para só depois pensar no tablet e
no celular, agora ele precisa partir do celular para depois resolver
as outras plataformas. E se isso vale para a arquitetura do site, o
mesmo se aplica para cada informação a ser trabalhada.