Se
há poucos anos as pessoas navegavam na internet, hoje elas mergulham
fundo e já conseguem até respirar por baixo deste gigantesco mar de
informação. Pelo menos foi isso que concluiu o estudo
Micro-Momentos, realizado pelo Google e apresentado nesta
terça-feira (25).
Fábio
Coelho, presidente do Google Brasil, ressalta que grande parte das
empresas se preocupa apenas com sua imagem física, esquecendo-se da
virtual – especialmente da mobile. “Ainda há muito a melhorar. É
comum contratar arquitetos especializados em pontos de venda e deixar
a interface dos sites para estagiários”, compara.
A
pesquisa mostrou que, apenas no último ano, o acesso à rede por
smartphones cresceu espantosos 112%. O levantamento buscou mapear os
momentos em que os internautas recorrem à internet atrás de
serviços e informações para criar ferramentas que auxiliem as
empresas a oferecer resultados eficientes.
Engana-se
quem pensa que o acesso por smartphones se limita à checagem de
e-mails ou de redes sociais. Na mesma pesquisa, descobriu-se que as
compras pelos aparelhos cresceram em 74% nos últimos três anos.
Mais de 30% dos entrevistados, inclusive, adquire seus produtos
durante o expediente profissional. Entretanto, apesar do acesso
crescer, a paciência dos consumidores diminui: foi registrada uma
queda de 9% no tempo gasto em visitas aos sites. Ou seja: designs
simples e intuitos são a principal pedida.
A
pesquisa também constatou que o consumidor passou a fazer mais
pesquisas na hora de comprar. Em razão da mobilidade, o consumidor
pode comparar preços e produtos a distância de um clique. Dentre os
entrevistados, 74% utilizam o aparelho nestes momentos.
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