segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Não misture sua paixão política com sua marca



Todos que me conhecem sabem que não misturo minhas posições e opiniões com as de minha empresa. Na Veraz, temos clientes dos mais diversos partidos, e atendemos todos com o mesmo entusiasmo e comprometimento. Também nossos colaboradores têm posições políticas as mais diversas. O que nos une é o trabalho e a prestação de serviços qualificados, e não uma ideologia.

Nos momentos eleitorais, internamente, na Veraz, temos um lema a ser seguido: Nosso partido é o nosso cliente. Não importa se o cliente é do partido A, B ou C. Importa que façamos a sua comunicação funcionar. E funcionar bem.

No atual momento, os embates políticos estão se elevando além do limite razoável. E são muitos os empresários que estão cometendo um erro básico de marketing. Qual o erro? Envolver as suas empresas e suas marcas diretamente nas campanhas. Isso não se faz. Ou pelo menos não se faz do modo que estes empresários estão fazendo.

É correta a percepção de que o consumidor exige engajamento social das marcas. A defesa do meio ambiente, o combate ao trabalho infantil etc são causas que reforçam as marcas junto aos seus públicos. Mas apoiar um candidato nunca fará parte do marketing societal de uma empresa. É opção individual, política. Nada contra que o empresário se posicione em sua página diante de seus amigos, desde que não envolva sua empresa. 

O que os empresários que vem fazendo isso parecem não se dar conta é que os tempos mudam e a natureza dos negócios é muito diferente da política. Circunstancialmente, a empresa pode até ver-se beneficiada. Afinal, acaba recebendo muita propaganda gratuita ao ter seu nome citado. Mas no longo prazo, essa mistura de posição política pessoal com posição empresarial não é boa. A marca sai da esfera mercadológica e passa a integrar o mundo da política. E no Brasil atual não existe coisa pior do que isto quando se trata de fazer negócios.