2015
já passou da metade e, em tempos de revolução tecnológica, já
foi tempo suficiente para revolucionar – e muito – a cultura do
marketing. A Veraz levantou sete tendências marcantes dos últimos
sete meses e as apresenta aqui, para que nossos clientes fiquem de
olho:
1.
Design Inteligente
Seja
em grandes comércios ou em pequenas empresas, a preocupação com o
design de alto nível, com embalagens e site bonitos e funcionais
aumenta a cada semestre. Os millenials valorizam,
ainda mais, o design de um produto tanto quanto suas reverberações
éticas ou questões sustentáveis.
2. Comércio do Terceiro Setor
Novos modelos não veem caridade e
lucro como coisas separadas: combinam o bem social com o marketing,
caindo no gosto dos consumidores cada vez mais engajados. Marcas
éticas e sustentáveis ganham pontos com as novas gerações.
3.
Marcas que fazem
“Fazer
no lugar de falar” é a regra da vez. Desprendendo-se de discursos,
as marcas deixam livre para que o público fale sobre elas nas redes
sociais. Ativismo, inovação, filantropia inspira novos conteúdos e
agrega valor: ao invés de falar de si, fale sobre os outros – faça
com e pelo os outros.
4.
Crianças Conectadas
Nos
EUA, 3 entre 4 crianças de até oito anos já têm acesso a
smartphones ou tablets. No Reino Unido, 93% dos pais deixam seus
filhos pequenos usarem os aparelhos. O Brasil tende a seguir essa
tendência, novos brinquedos e serviços, também. Neste cenário, se
torna fundamental produzir sites e conteúdos que se adaptem aos
novos dispositivos.
5.
O “Eu” como marca
As
me brands são as queridinhas
dos millenals, que
deixam de ser apenas consumidores para se tornarem produtores de
conteúdo e, muitas vezes, marcas. Fazem curadoria de sua imagem
online, monetizando-se através das redes sociais. As marcas
acompanham a tendência identificando a necessidade de personalizar
seus produtos
6.
Nichos, mais nichos.
Acompanhando
a inclinação das me brands,
os consumidores buscam cada vez mais nichos, se interessando por
marcas independentes e, muitas vezes, artesanais. Marcas globais
desenvolvem “sub-marcas”, selos específicos para agradar
determinados nichos. Exemplo disso é a Caleb's Kola,
desenvolvida pela Pepsi Co, uma bebida feita de cana-de-açúcar e
sementes de cola
7.
A era do agora
O
carpe diem influencia marcas
e consumidores, valorizando a felicidade e a paz interior. Os mais
jovens, apesar de viverem um cotidiano cada vez mais agnóstico,
buscam por significados profundos.