Dizer a verdade é o
maior desafio hoje para quem trabalha com comunicação, propaganda e
marketing.
Estamos vivendo um
momento de grandes mudanças na infraestrutura dos processos de
comunicação social. A internet e as redes sociais eliminaram
intermediários na cadeia da comunicação. Num primeiro momento, o
uso destas novas tecnologias permitiu a emergência da comunicação
direta entre as pessoas, alimentada pela “política do grátis”
dos grandes empreendimentos na rede. Num segundo momento, estamos
sofrendo um brutal processo de “monetização” de tudo na rede.
Dados, clicks, tudo foi monetizado e colocado à venda. O poder
econômico começou a fazer gato e sapato no facebook, no google, no
whatsapp, no twitter…
Como nos primeiros
tempos do marketing, quando a tarefa maior da publicidade era
empurrar os produtos para o consumidor, as novas possibilidades de
conexão direta com o público alvo, apoiadas em poderosos softwares
de gerenciamento das massas, se tornaram uma janela de oportunidade
para os detentores do capital. Empurrar candidatos e soluções de
ultra direita goela abaixo dos eleitores se tornou possível. Seja na
Inglaterra, nos Estados Unidos ou no Brasil. Vender gato por lebre na
rede, manipulando perfis psicológicos dos consumidores na rede,
também.
Neste ambiente, a
verdade se tornou relativa. Até pouco tempo atrás, no que diz
respeito aos fatos, a verdade era uma ideia da realidade construída
principalmente com a mediação dos meios de comunicação de massas
(entre outros). Os meios de comunicação social, no contexto atual,
perderam relevância. Todo mundo sabe de tudo antes pelo whatsapp,
pelo face, pelo twitter. Ninguém mais dá valor ao jornal, ao rádio
ou ao noticiário da TV.
Com as redes sociais e
a comunicação direta emissor-receptor, a mediação dos velhos
meios de comunicação deixou de existir como mecanismo de
estabelecimento da verdade. A verdade passou a ser a do emissor, ou
seja, passou a ser qualquer uma, deixou de existir.
Dizer a verdade neste
contexto é o maior desafio para a publicidade neste momento.
Conseguir convencer cada cliente de que ele precisa dizer não a sua
verdade particular, mas a verdade verdadeira, é um desafio maior
ainda.
Quem quiser fazer boa
publicidade no próximo período precisa refletir sobre isso. Afinal,
qual é a verdade?